O que seus pés dizem sobre sua saúde?
- Dr. Sérgio Barreto

- 13 de out. de 2021
- 2 min de leitura
O corpo doente costuma apresentar sintomas como febre e mal-estar, o mesmo acontece quando pensamos, especificamente, na saúde do pé. No consultório, eu costumo orientar meus pacientes para ficarem atentos aos sintomas dos pés, pois a percepção e o relato de alguns sinais sutis podem ajudar muito no diagnóstico precoce e no tratamento correto de diferentes doenças.
O primeiro ponto para garantir a saúde dos pés é manter uma rotina saudável de exercícios, alongamentos, e alimentação equilibrada. Feito isso, é importante observar os sintomas mais comuns que acometem os pés.
Pés esbranquiçados, azulados e, por vezes, frios podem ser um aviso de úlceras, o que é um dado que merece bastante atenção. Segundo dados do Ministério da Saúde, quase 85% das amputações são precedidas por úlceras em pés diabéticos.
Cãibras e pontadas também são sintomas que podem indicar má alimentação e má circulação. Mas também podem significar condições como Fascite Plantar que, se não tratada adequadamente, prejudica a qualidade de vida do paciente. Dores, inchaços, queimação e cansaço excessivo podem ser sintomas de doenças mais graves como hipertensão e insuficiência cardíaca.

Esses são alguns dos sintomas que precisamos ficar atentos no nosso dia a dia e, como é comum fazer um acompanhamento do coração, por exemplo, recomendo incluir as consultas preventivas também pensando na saúde dos pés.
Por fim, recomendo algumas condutas importantes para manter a saúde do pé: escolha sempre sapatos com foco no conforto. Mas lembre que não existe um modelo ideal padrão para todos os pés, sempre é necessário consultar seu médico para entender qual o melhor modelo para o seu caso particular.
Atentos aos sinais, mantendo uma rotina saudável e visitando o seu médico regularmente você garante vida longa à saúde dos seus pés para te acompanhar na sua jornada!



Comentários