Crianças em casa: quais cuidados devem ser redobrados com os pés dos pequenos?
- Dr. Sérgio Barreto
- 31 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Em tempos de crianças em casa, aproveitando o fim das férias, a atenção dos pais e responsáveis precisa ser redobrada em diversos aspectos para proteger os pequenos dos perigos que alguns passeios podem oferecer. É comum ouvirmos falar sobre usar protetor solar, manter uma alimentação balanceada e evitar muito tempo de telas para as crianças, mas cuidar dos pezinhos também é muito importante e vale o alerta!

Cuidado com bicicletas
Passeios de bicicletas nas ruas do bairro, parques e ciclovias costumam agradar bastante as crianças, mas existem alguns cuidados para que o momento de lazer não termine em uma situação grave. Antes de sair, certifique-se de que a criança já sabe como encaixar os pezinhos nos pedais e entende que não pode colocá-los nos aros da bicicleta.
Quando a criança for levada na garupa, atenção redobrada! Existe uma alta possibilidade de prender os pés no aro da roda dianteira ou traseira, dependendo de onde fica o suporte. Acidentes deste tipo podem provocar ferimentos graves e até amputações, sobretudo se a criança estiver com os pés descalços.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), para que o passeio possa ser realizado de maneira mais segura, o ideal é que seja colocada uma proteção plástica no aro da bicicleta e na corrente. Além disso, as crianças devem calçar sempre sapatos fechados ao realizar esses passeios.
Outra medida importante, segundo a associação, é a instalação de uma cadeirinha adequada ao tamanho e peso da criança que será transportada.
Cuidado ao usar escada rolante e elevador
Você já deve ter percebido que, durante passeios e viagens de férias, aumenta a chance de se deparar com escadas rolantes. Isso porque, por serem equipamentos que ajudam na locomoção, costumam ser presença garantida em shoppings, hotéis, aeroportos e estações de trem e metrô. Também segundo a ABTPé, o calçado inadequado é uma das principais causas de acidentes em escada rolante.
O uso de chinelos e sandálias, devido a flexibilidade da borracha e alta aderência do material à superfície, requer certos cuidados. É preciso sempre ficar ao centro do degrau com os pés afastados das extremidades. Os cadarços devem estar sempre amarrados para que não se prendam no mecanismo da escada.
Nos elevadores, é importante que as crianças estejam sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis. Antes de entrar no elevador, certifique-se que ele está parado no andar e, antes de sair, observe mais uma vez se ele está totalmente nivelado. Cuide para que o pequeno ou pequena não prenda o pé nos vãos do elevador. É importante também aguardar a abertura total da porta para passar por ela com tranquilidade e segurança, sem correr o risco de ficar preso ali.
Cuidado pós piscina e praia
Os pés, sendo alicerce do nosso corpo todo, necessitam de cuidados diários fundamentais para que continuem saudáveis. Durante o verão, período em que ficam ainda mais expostos, precisam de atenção especial!
Para se refrescar do calor, a piscina ou a praia são sempre uma boa opção e, após o mergulho, alguns hábitos devem ser cumpridos. Logo ao sair da água, lave os pés com água corrente, secando-os bem antes de calçar os sapatos para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Usar calçados ainda úmidos é um hábito que deve ser evitado ao máximo.
Chegando em casa, é recomendado lavar os pés com um sabão de pH neutro, secá-los e aplicar um creme hidratante. É válido ressaltar que, durante a exposição, o uso de protetor solar no dorso e nos dedos dos pés é indispensável para evitar queimaduras.
Cuide bem da base da sustentação do corpo das suas crianças!
Comments