top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Sérgio Barreto

Meu joanete pode voltar?

Uma dúvida comum aqui no consultório é sobre a possibilidade do joanete voltar depois de o paciente passar por uma cirurgia para corrigi-lo. Para responder essa questão é necessário, antes de tudo, deixar claro o que é o joanete.


De acordo com a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé, do qual eu sou Diretor Regional, essa condição atinge cerca de 30% da população. É uma deformidade óssea em que o primeiro metatarso do pé sofre um desvio para dentro, formando um ângulo com o segundo.



Para corrigir, não existe solução milagrosa. É preciso cortar o osso para alinhar o metatarso novamente, voltando-o para sua posição correta. Claro que esse procedimento deve ser feito com material apropriado, que não cause sequelas pós-cirúrgicas. Antigamente, quando essa cirurgia era realizada, não existia ainda disponível um material de síntese, como um parafuso, por exemplo, para colocar o osso no lugar e permitir que ele se consolidasse. Sem esse material, a possibilidade do joanete voltar existia. Porém, atualmente, esse tipo de procedimento já é realizado com material de síntese que permite cortar o osso, colocá-lo no lugar e fixá-lo, o que torna a reincidência do joanete muito incomum. Hoje em dia, o paciente opera e sai do hospital no mesmo dia, já conseguindo apoiar o pé no chão. A sequência é, geralmente, um pós-operatório de 28 dias, com acompanhamento médico e, enfim, o problema está resolvido!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page