O que muda na qualidade de vida depois da viscossuplementação?
- Dr. Sérgio Barreto
- 20 de dez. de 2021
- 1 min de leitura
A viscossuplementação é uma técnica que injeta ácido hialurônico sinovial nas articulações. A aplicação é mais comum nos joelhos, entretanto pode ser realizada, também, nos tornozelos, quadris, ombros, cotovelos, punhos e articulações facetárias da coluna vertebral, responsáveis por conectar as vértebras à parte posterior da coluna.
O líquido sinovial é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, no entanto, em casos de doenças nas cartilagens, é preciso doses a mais. A função do Ácido Hialurônico sinovial é lubrificar as articulações, aumentando a viscoelasticidade.
Atletas, corredores e pessoas comuns podem ser beneficiadas com este método. A viscossuplementação é indicada para quem tem dores crônicas, como a artrose, caracterizada pela degeneração das cartilagens, ocasionando dores, inchaços e rigidez nas juntas, resultando na dificuldade para execução de movimentos simples.

Esse desgaste natural das cartilagens costuma acontecer por fatores degenerativos, como a terceira idade, obesidade e até traumatismos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial, com mais de 65 anos, sofre desta doença. Somente no Brasil, o número chega a 15 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde, e é cada vez mais comum jovens adultos, na faixa de seus 30 anos, apresentarem esta condição por impacto excessivo nas articulações.
Ressalto que cada caso é único e um paciente é diferente do outro, porém os resultados costumam ser percebidos desde a primeira aplicação.
A viscossuplementação é uma alternativa que pode adiar, ou até mesmo evitar uma possível prótese (substituição da articulação).
Comentarios